• (28) 3538 1109
  • (28) 3538 1104

SEBRAE realiza Seminário do DET em Atílio Vivácqua

O Sebrae-ES, em parceria com o Município de Atílio Vivácqua, realizou nesta quarta-feira (19) o 1º Seminário Regional do Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) Extremo Sul, onde serão beneficiados pelo DET quatro municípios da região Extremo Sul Capixaba. Estiveram presentes os prefeitos de cada um destes municípios, Almir Lima Barros, de Atílio Vivácqua, Fabrício Thebaldi, de Apiacá, Ângelo Guarçoni Junior, de Mimoso do Sul, e Sérgio Luiz Anequim, de Muqui, além de funcionários públicos, comerciantes, empresários e a população em geral, no encontro que aconteceu na Câmara Municipal de Atílio Vivácqua.

Com abrangência nacional, o projeto DET foi criado em 2013 e tem um prazo de 2 anos de duração. A maior função desse projeto é gerar recursos econômicos e fazer a economia do município girar, proporcionando a evolução dos estabelecimentos comerciais para investirem no próprio negócio. Esse projeto já havia sido apresentado ao Município de Atílio Vivácqua e aos outros no mês de Março, portanto, essa reunião teve como foco a união entre os quatro municípios para traçar as diretrizes.

O Palestrante e Consultor do SEBRAE, Beto Maciel, deu dicas de como colocar em prática a estratégia do projeto, detalhando de forma prática e apresentando dados parciais do diagnóstico, tendo como objetivo dinamizar a economia do território por meio do atendimento aos pequenos negócios, visando contribuir para o desenvolvimento econômico. “Com a força das micros e pequenas empresas as cidades vão longe”, declarou o Palestrante.

O segundo Palestrante e também Consultor do SEBRAE, Ronaldo Eller, logo em seguida, deu mais ênfase aos números, citando dados percentuais dos quatro municípios, como População, IDH, Receita, Despesa, e etc. Foram destacados os setores prioritários citados nas reuniões anteriores, olhando os pontos em comum para se dar segmento a evolução em conjunto.

Também fizeram um breve uso das palavras, a Gestora do Projeto DET, Zenilda Rocha e o Gerente de Políticas Públicas do SEBRAE, Mário Corrêa.