• (28) 3538 1109
  • (28) 3538 1104

Secretaria de Saúde prepara Caminhada de prevenção e controle da hipertensão

A Secretaria Municipal de Saúde de Atílio Vivacqua realizará a 1ª Caminhada de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial com o tema “– Sal + Movimento = Saúde”, em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física celebrado em 06 de abril, o Dia Mundial da Saúde comemorado em 07 de abril e o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial em 26 de abril.

O objetivo da caminhada é fazer um alerta para as doenças cardiovasculares, responsável por elevadas taxas de morbimortalidade na população brasileira, além de estimular hábitos saudáveis de vida como a prática regular de atividade física e alimentação adequada. A hipertensão arterial é um importante fator de risco para estas doenças.

A caminhada acontecerá no dia 28 de abril, sexta-feira, com saída da Praça "José Valentin Lopes" no Centro (em frente à Prefeitura Municipal) às 07:30 h e finalizando no Centro Cultural e Esportivo “Scarpão”. Durante todo o percurso a população será alertada para a prevenção e controle da hipertensão arterial. Após a caminhada serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, orientação de exercícios físicos, orientação nutricional, avaliação antropométrica e outros serviços de saúde.

De acordo com o último levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, quase um quarto da população adulta brasileira é hipertensa, o evento visa conscientizar a sociedade sobre os cuidados necessários com a pressão arterial. Manter medidas simples de prevenção, como adotar uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente, reduzir o consumo de sal nos alimentos, tanto no preparo quanto, também, na escolha dos alimentos industrializados, pode evitar problemas de saúde como infarto, derrame e outras complicações.

Confira algumas recomendações do Instituto Nacional de Cardiologia (INC):
• Pratique exercícios físicos com orientação médica. A atividade deve ser realizada por 40 minutos, cinco vezes por semana. Intercalar pequenas corridas com caminhadas, fazer hidroginástica ou utilizar esteira e bicicleta ergométricas auxiliam na melhora do condicionamento físico. Hipertensos podem se exercitar desde que apresentem exames clínicos, eletrocardiogramas, testes ergométricos e exames de sangue atualizados;
• Mantenha o organismo hidratado. Além de água, beba sucos naturais e água de coco;
• Cuide da alimentação. Receitas simples, como frutas, legumes, saladas e pratos leves com pouco sal, não aumentam o colesterol e são fáceis de serem preparados em casa.
• Somente faça dietas com acompanhamento nutricional. Desconfie de regimes milagrosos que prometem perda de peso em poucos dias. Além de não ser um hábito saudável, dietas muito restritivas pode enfraquecer o organismo e pode provocar sérios problemas de saúde.
• Aprenda a controlar o estresse. Caminhadas diárias de no mínimo 30 minutos podem virar boas aliadas no combate à hipertensão, sempre com orientação de seu médico.